Como anda a sua coluna?


Resultado de imagem para coluna vertebral
A coluna vertebral possui 4 curvaturas normais: a lordose cervical, a cifose torácica, a lordose lombar e a cifose coccigea (sacro e cóccix), todas bem visualizadas quando se observa a coluna lateralmente. O aumento, a acentuação ou a diminuição destas curvaturas podem representar doenças que precisam ser tratadas.
As dores nas costas e os problemas de coluna ocorrem com grande frequência. Alguns autores relatam que entre 70 a 80% da população mundial teve ou terá algum tipo de dor nas costas, provocando moléstias que dificultam ou até impeçam cumprir as atividades diárias. 

Muitos casos de dor nas costas podem ser provocadas por tensões nos músculos e ligamentos que sustentam a coluna. Geralmente, as causas e os agravantes destas situações são as condições inadequadas de trabalho, o manuseio, o levantamento e o carregamento de peso excessivo, a manutenção de posturas incorretas por muito tempo, problemas psicossomáticos e a fadiga muscular. A obesidade, que sobrecarrega o peso sobre a coluna vertebral, é outro fator desencadeante. Os esportes de alto impacto também podem tornar-se arriscados.
A boa postura é definitivamente um dos caminhos mais seguros para a prevenção e o tratamento dos distúrbios do sistema músculo esquelético. Já a má postura pode causar várias lesões. Muitas pessoas são acometidas de dores, principalmente nas costas, somente depois de algum tempo percebem que a postura estava errada. A educação postural é algo que se deve iniciar na infância, para evitar problemas na fase adulta. Cuidar da postura é fazer com que a sustentação e o equilíbrio do corpo estejam de acordo com as leis da gravidade. Para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente e corrigi-la sempre durante as atividades diárias domésticas, profissionais e físicas, a fim de manter a coluna ereta o tempo todo.
A fisioterapia atua na prevenção ou no tratamento de alterações funcionais, orientando quanto à utilização de uma postura adequada na posição em pé, durante atividades de rotina, ou quanto à necessidade prática de exercícios para a manutenção da postura correta. Atua, também, por meio de técnicas como a Reeducação Postural Global (RPG), corrigindo possíveis alterações posturais, alongando e fortalecendo a musculatura, mantendo ou promovendo a postura mais correta possível. Pacientes relatam como os principais benefícios da fisioterapia, a diminuição da dor, a prevenção de complicações futuras, bem como, a melhora na qualidade de vida.



Referências:
GRANITO, R. N; RENNO, A. C. M; AVEIRO, M. C; NAVEGA, M. T; DRIUSSO, P; OISHI, J. Efeitos de um programa de atividade física na postura hipercifótica torácica, na dorsalgia e na qualidade de vida de mulheres com osteoporose. Fonte: Braz. J. Phys. Ther. (Impr.) = Rev. bras. fisioter;8(3):231-237, set.-dez. 2004.  
PITANGA, F. J. G. Epidemiologia, atividade física e saúde. Rev. Bras. Ciên. e Mov. 10 (3): 49-54, 2002.
http://msn.minhavida.com.br/materias/alimentacao/Postura+correta+exige+atividade+fisica.mv

Comentários