Vai uma sefie aí?!


Podemos considerar a fotografia como o meio mais perfeito para gravar e reproduzir manifestações culturais. A fotografia é a responsável pelo surgimento do cinema e da televisão. Outros dois grandes meios de comunicação importantíssimos para a sociedade. O grande inventor Leonardo da Vinci, por volta do ano de 1554, já conseguiu descobrir o princípio básico da câmera escura, onde uma luz é refletida por um objeto e projeta fielmente sua imagem dentro de uma câmera escura a partir de apenas um orifício para a entrada da luz. Esta ideia ajudou cientistas a desenvolverem equipamentos mais robustos e fiéis nos séculos seguintes. É através do ato de fotografar (registro fotográfico) que proporcionamos comunicação, revelando milhares de possibilidades de interpretações, mesmo sendo sobre um momento congelado e guardado para todo o sempre. Um antigo provérbio chinês já diz tudo sobre a fotografia: “Uma imagem fala mais do que mil palavras”.



Como é gostoso sentar no tapete da sala, pegar aqueles álbuns de fotografias e ficar relembrando momentos que marcaram as nossas vidas! Você sabia que fotografias geram memórias positivas na construção da cultura familiar? Você sabia que fotografias nos fazem lembrar aquilo que gera esperança? Que fotografias têm o poder de renovar, através da lembrança, compromissos, votos e sonhos? Muitas pessoas gostariam de ter mais fotos de quando eu era pequeno, adolescente e jovem! Você alguma vez já parou para pensar nisso? Muitos não têm noção da importância e do valor de um registro histórico, para a família hoje e para a geração futura. Fotografe os momentos importantes da sua família e exponha em lugares estratégicos.



Isso contribui para que nunca a família se esqueça de coisas que são importantes para todos. Além de tirar novas fotografias do seu cônjuge, dos filhos, amigos, família etc, não jogue fora aquelas que você conseguiu guardar até hoje. Cada um de nós está construindo uma história, e as fotografias são registros de grande valor.

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de Janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de Janeiro.  A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de Agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de Agosto em homenagem à este acontecimento. De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.



Referências:

Cf. Henri Lefebvre. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. L’Arche Éditeur, Paris, 1958.

HALL, Stuart . A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Publicado em Educação & Realidade com a autorização do autor. Tradução e revisão de Ricardo Uebel, Maria Isabel Bujes e Marisa Vorraber Costa

RECUERO, Carlos Leonardo. Contraponto entre a narração da realidade e a sua compreensão.  Revista teórica del Departamento de Ciencias de la Comunicación, ISSN 0718-2023, ISSN-e 0718-4018, Nº. 3, 2006




Comentários