O que é a FC e como é medida?



             FC, significa frequência cardíaca. A frequência cardíaca é caracterizada pelo número de vezes que o coração se contrai e relaxa, ou seja, o número de vezes que o coração bate por minuto.
             Para medir a FC você deve contar quantas vezes seu coração bate em um determinado tempo. As seguintes fórmulas podem ser usadas:

Contar
por
10
segundos
e
multiplicar
por
6
Contar
por
15
segundos
e
multiplicar
por
4
Contar
por
30
segundos
e
multiplicar
por
2
Contar por um minuto.

               Quanto maior o tempo, mais preciso será o resultado. O total deve ser sempre referente a um minuto, já que é esse o intervalo de tempo usado como parâmetro. A frequência é expressa em batimentos por minuto. Exemplo: 75 batimentos por minuto ou 75 bpm.


           O jeito mais simples é sentir o pulso no pescoço ou no punho. Existem também equipamentos específicos para isso: os frequencímetros ou medidores de frequência cardíaca. Para medir a FC no pescoço, localize a área em que você vai sentir os batimentos, ela fica na lateral do pescoço, pouco abaixo da mandíbula. Nesse ponto, você pode perceber o fluxo de sangue na artéria carótida. Pressione suavemente com dois dedos, até perceber o pulso. Como bem lembrado pela Camila Paixão Jordão, do Incor, “essa é uma região que tem receptores de pressão, que regulam a frequência cardíaca. Dessa forma, quando essa região é pressionada, recebemos a informação de aumento de pressão, e a resposta é de queda da frequência”. Portanto, o ideal é que a frequência não seja verificada no pescoço. Outra alternativa, além do punho, é sentir os batimentos no peito. Para medir a frequência cardíaca no punho você deve identificar a área onde é mais fácil perceber os batimentos. Ela se localiza no punho, abaixo da linha do polegar e em direção à palma da mão. Nessa região, você irá sentir o pulso da artéria radial. Com o indicador e o dedo médio da mão esquerda, pressione suavemente essa área no punho direito, até que perceba o pulsar do fluxo de sangue. Se for verificar a pulsação de outra pessoa, nunca use seu polegar, pois você poderá confundir a sua frequência com a do outro. 


Referência: 


Comentários