O porque da corrida.



A corrida consiste em uma atividade física, que envolve vários grupos musculares, tem como objetivo o condicionamento físico e cardiorrespiratório. Na corrida, usam-se capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio. A corrida é uma sucessão de saltos.
Nas modalidades desportivas escolhidas por indivíduos que buscam uma atividade física, a corrida se destaca como uma das mais atraentes. Sabe-se que devido ao seu baixo custo, fácil acesso e ser um esporte em que o indivíduo só depende de si, a corrida tornam-se fácil de ser praticada.

Existem diversos tipos de corrida, e você pode optar por aquele que seja mais adequado para o seu perfil. Se preferir, pode também combinar mais de um tipo. Veja alguns dos mais comuns:
  1. Corrida longa: é aquela de mais de 10 quilômetros de distância e/ou 1h30 de duração. É uma corrida praticada normalmente por atletas, tem um gasto calórico bastante elevado e exige muita resistência.
  2. Corrida intervalada: alterna corrida leve e corrida forte, ou então caminhada com corrida. Aumenta a resistência ao exercício e a capacidade cardiorrespiratória.
  3. Corrida em ritmo regressivo: exige bastante dos músculos e é útil para adaptar o organismo a uma velocidade maior.
  4. Fartlek: é uma corrida de velocidade, em que o atleta vai aumentando a velocidade na medida em que se passam os segundos. Aumenta a resistência e não é uma atividade rígida, pois pode ser praticada ao ar livre e em qualquer lugar.
Uma sugestão é intercalar mais de um tipo de corrida, para desenvolver habilidades diferentes. Por exemplo, treinar a corrida longa na segunda feira, a corrida regressiva na quarta e a Fartlek na sexta. Além disso, existem outros exercícios de corrida, como a subida e a descida, e os exercícios educativos, como os de elevação dos joelhos ou saltos, por exemplo.
           
Entre muitos benefícios que a corrida pode trazer, listamos alguns. Mas sempre procure um médico e um profissional para a realização das atividades físicas.
a)    Promoção da saúde: melhora nos níveis de colesterol (aumento do HDL e diminuição do LDL), prevenção de osteoporose, diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e controle da hipertensão arterial;
b)    Sentimento de prazer: sensação de bem estar, realização própria;
c)    Benefícios estéticos: maior utilização de gordura como fonte de energia para o exercício, maior gasto calórico, controle do peso corporal;
d)    Uma forma de controlar o estresse: ignorar o que está acontecendo ao redor e se concentrar na atividade que está fazendo;
e)    Superar limites: buscar melhor rendimento e competir com outros e consigo mesmo; e, ainda, apesar de ser um esporte individual;

Poder estar com outras pessoas (no caso de grupos de corrida): treinar com alguém do seu nível, e não contra alguém, tornando o treinamento mais agradável.

REFERÊNCIAS:

GONÇALVEZ, Gabriel Henrique Treter. Corrida de rua: um estudo sobre os motivos de adesão e permanência de corredores amadores de Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado. 2011.

Comentários