As pessoas não são acostumadas com gentilezas.





                Quando se fala em gentileza, as pessoas logo pensam: dar o lugar aos mais velhos, deficientes físicos, preocupar-se com o colega de trabalho, abrir a porta pra alguém que você conhece, dizer um bom dia, e preocupar-se com os moradores de rua. Mas e você já tentou fazer tudo isso com alguém que você nunca viu? E se de repente você cruzasse com alguém na rua, uma pessoa aleatória, e você dissesse: bom dia!
                Você deve ter pensado, sim eu faço isso. Ou então, e a mais provável,  não, nunca, as pessoas não vão me retribuir, e ainda por cima me acharam louca. 


                Não somos acostumados com a falta de retribuição, não gostamos de dar sem receber, nem que seja um “obrigado”. Ou você trabalharia sem esperar o salario no final do mês? Não, absolutamente. Mas e se nesses próximos meses você ficasse sem ele, você daria um jeito de pagar suas contas em dia? Ficaria irritado se ligassem cobrando o pagamento das contas? Pediria ajuda pra alguém, esperando a sua gentileza feita até hoje? Ou ficaria em paz, continuaria acordando cedo, e buscando alguma maneira de prosseguir sem murmurar, criticar, ou colocar a culpa em alguém, sem esperar gentileza nenhuma? E mais, continuaria com sua gentileza?
                Se você respondeu a maioria sim, acalme-se você é normal, não sabemos não reclamar. Incluo-me nesse grupo. Mas aí é que está, quando você tem a ajuda os outros, fica fácil de ser gentil, mas quando não se tem, a gentileza vai embora. Uma vez, ouvi uma história bíblica... Certa vez estavam no templo dando suas ofertas, e cada qual queria mostrar que tinha mais posses e amor à Deus, e davam altas quantidades de oferta, aí uma velha senhora se aproximou mexeu em seus bolsos e viu que tinha 2 moedas de dinheiro, e era tudo o que ela tinha, e os restante ficou rindo de tão pouca oferta oferecida. Mas Deus ficou tão alegre que retribuiu a oferta muito maior do que ela poderia imaginar. Então o restante ficou se perguntando e reclamando: “Mas Senhor, ela deu apenas duas moedas. E nós que damos carneiros, ouro, incenso, mirra? Então Senhor respondeu, pois essa Senhora deus mais, ela de TUDO o que ela tinha.”
                E o que eu quero dizer com tudo isso? Dê o seu melhor, seu melhor bom dia, boa tarde, carinho, amor, perdão, alegria, simpatia, gentileza... Mesmo que você não receba nada em troca, mesmo que seja alguém que você não goste, alias... Faça isso com quem não espera, com quem é mais difícil, por que amar quem precisa é fácil. Difícil mesmo, é amar e ser gentil com nosso inimigo.


Comentários