Digestão, congestão, indigestão...

        Ficar sem comer não é legal, mas comer e fazer atividades físicas também, então veja como agir da melhor maneira.




A gastroenterologista Dalva Maria Alves Alcântara explica que a congestão, que é uma alteração ou paralisação do processo de digestão, pode ocorrer quando se pratica exercícios físicos intensos após as refeições. Comer demais ou de forma muito rápida também pode causar o problema. A congestão costuma acontecer quando os alimentos ainda estão no estômago. Geralmente na fase inicial alguma interferência faz com que a digestão se interrompa ou se faça de uma forma inadequada. Entre os sintomas estão sensação de peso, “estufamento” do abdômen, enjoo e náusea. Dependendo da progressão e da intensidade do problema, podem aparecer mal-estar, vontade de desmaiar, suor e palidez.   

Esportes X Digestão:
Esportes devem ser evitados logo após as refeições porque, quando o estômago está processando os alimentos, muito sangue é direcionado para a área para ajudar na absorção de nutrientes. Então, se você faz uma atividade muito pesada, esse sangue que está indo para o aparelho digestivo vai ser direcionado para os músculos e isso pode causar uma interrupção dessa digestão. Mas também não é obrigatório repousar depois de comer. Tomar banho de chuveiro, ler, caminhar lentamente e lavar louça não exigem esforço suficiente para levar a uma congestão.

O que fazer para evitar a indigestão:
            Dormir muito diminui a temperatura do corpo, os batimentos cardíacos e tudo funciona mais devagar. Assim, o melhor a se fazer é tirar um leve cochilo, pois ele relaxa e deixa o corpo concentrar na digestão. Comer acompanhado também pode ser uma boa opção. Quando você almoça com alguém, você acaba fazendo uma refeição mais longa, mastiga mais e, consequentemente, alcance a saciedade com menos comida. Celulares e tabletes, que distraem o seu momento de comer, fazem você comer mais e mastigar menos. Evite.

REFERÊNCIAS:

http://www.minhavida.com.br/saude/materias/12483-exercicios-fisicos-apos-as-refeicoes-podem-gerar-congestao

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/01/atividades-fisicas-devem-ser-evitadas-apos-refeicoes.html

Comentários