Nosso corpo não fala, ele grita!

            Se tem uma coisa que fala muito, é o nosso corpo, não só pela boca, mas através de gestos expressões, respiração. Enfim, todas as formas de comunicação corporal. Porém, pra identificarmos isso temos que ser bons observadores. Segue abaixo um texto muito interessante que fala sobre isso.
A linguagem corporal é a maneira pela qual a comunicação é marcada pela intencionalidade do corpo. O corpo é o elemento central da comunicação. Emitimos mensagens corporais, somos mímicos, expressamo-nos com gestos, choro, riso, dor, grito, ruído, respiração, até pelo próprio silêncio. Todos esses e outros elementos são conteúdos de expressão da nossa linguagem.
O lógico iguala-nos, o sensível diferencia-nos. Talvez por isso, o movimento e o corpo sejam tão castrados, já que vivemos numa sociedade massificada. As expressões não verbais não são consideradas na aprendizagem, mas deveriam. A linguagem corporal diz muito a respeito de nós mesmos, no olhar, no tom de voz, no tônus muscular.
A postura é a chave não verbal mais fácil de descobrir, e observar, e de interpretar de todo o comportamento não verbal. De certo modo, é preocupante saber que alguns movimentos corporais que tínhamos por arbitrários são tão circunscritos, previsíveis e, às vezes, reveladores; mas por outra parte, é muito agradável saber que todo nosso corpo responde continuamente ao desenvolvimento de qualquer encontro humano.


A COMUNICAÇÃO DOS SENTIDOS (O TATO) - Nossa pele é usualmente um fiel reflexo de nossas emoções, como o medo, a ira, o ódio. O tato possui uma classe especial de proximidade, posto que quando uma pessoa toca a outra, a experiência é totalmente mútua.
MOVIMENTOS CORPORAIS - simples ação de caminhar. Este só feito nos pode indicar muitas coisas. O homem que habitualmente pise com força ao caminhar nos dará a impressão de ser um indivíduo decidido.
O CONJUNTO DE GESTOS - avaliação crítica. O principal é o da mão no rosto, com o indicador levantando a bochecha e outro dedo tampando a boca enquanto o polegar sustenta o queixo.
RITMOS CORPORAIS - Cada vez que uma pessoa fala, os movimentos de suas mãos e dedos, as sacudidas de cabeça, os piscadas, todos os movimentos do corpo coincidem com o compasso de seu discurso.


Referências:
Allan e Barbara Pease, Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal, Título original: The Definitive Book of Body Language. Revisão, formatação e adição de imagens por SusanaCap.


Comentários