Refrigerante, quem não?!


Bom dia! 
Eu tenho consciência que faz mal, vivo lendo muitas matérias, estudos sobre ele, mas eu confesso: Eu tomo refrigerante, e se pudesse faria isso TODOS os dias, mas prefiro evita-los, mas não deixei de consumir ainda. E quem consegue resistir uma coca-cola geladinha?!

                  

Malefícios do refrigerante
Além de possuir muitas substâncias artificiais em sua composição, o refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose. A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.
E não se pode esquecer dos corantes, também perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, o leite e os sucos naturais, perdendo nutrientes importantes.

DIET - Alimentos Diet são aqueles isentos de algum ingrediente como açúcares, sódio, gorduras, proteínas, entre outros e indicados para dietas de pessoas que não podem ou não querem consumir algum desses ingredientes, como por exemplo os diabéticos.
LIGHT - Para um alimento ser considerado Light o mesmo deve ter uma redução de no mínimo 25% de calorias ou de alguns de seus ingredientes como o açúcar, gorduras, proteínas, entre outros. Em sua maioria, são usados para dietas de controle de peso e para quem deseja uma alimentação saudável.
ZERO - Esse termo foi lançado nos refrigerantes e significa que o produto tem como característica comum a ausência de açúcar. São usados ingredientes modernos que tentam aproximar ao máximo do sabor da versão original.
Quem deve consumir: pessoas com diabetes ou que desejam manter o peso.

Quantidade de açúcar e sódio do refrigerante: O açúcar está presente em quase todos os refrigerantes. O excesso de açúcar, tanto no próprio produto como no seu consumo excessivo, pode causar cáries, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar gastrite, diabetes, em alguns casos favorecer o estresse, níveis elevados de triglicérides sanguíneos, aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol) (ROSSI; VALLINOT, 2010). Um consumo abusivo também sugere baixa utilização de alimentos fontes de cálcio e consumo reduzido de água, o que predispõe a doenças nutricionais por carências de micronutrientes. Há associações também do uso de refrigerantes com celulites subcutâneas, estrias, alterações gastrointestinais, porém sem apresentarem comprovação científica (CARVALHO, 2006).


Comentários