Açúcar vicia?




            Eu já desconfiava, mas sabe né?! A esperança é a ultima que morre, hahaha. Saiba por que o açúcar vicia.



O açúcar vicia porque interage no cérebro com neuropeptídeos, substâncias que levam a um sistema de dependência. O órgão central do sistema nervoso registra que este tipo de carboidrato é uma fonte rápida de energia e torna a requisitá-lo quando há falta de alimentos. Cientistas já identificaram as áreas do cérebro ativadas pela ingestão de doces e descobriram que são as mesmas relacionadas ao vício em drogas, o que prova a real capacidade viciante do açúcar. Pesquisadores das universidades de Princeton e Minnesota, nos Estados Unidos, comprovaram que o consumo sistemático de açúcar leva à compulsão e à síndrome de abstinência.

Existem outros alimento que tem açucares, cuidados com eles. Há quem evite alimentos muitos salgados por medo dos efeitos negativos do sódio, elemento presente no sal e que, se consumido em excesso, pode causar hipertensão. Só que o componente faz parte de uma gama de alimentos muito maior – e que inclui bolos, cereais, biscoitos, panetones, refrigerantes e o tão tradicional pão francês. Isso ocorre, como explica a nutricionista e professora da Faculdade Evangélica, Kettelin Argo, porque o sódio faz parte de ingredientes comuns na culinária. O sódio nos doces, às vezes, não tem níveis significativos – o problema é que os porcentuais so­mam-se a todos os outros alimentos que a pessoa ingere durante o dia, e muitas vezes ela se esquece deles. Tudo entra na conta total do sódio. Um adulto pode ingerir, no máximo, 2.400 mg de sódio por dia.

Importância de ler o rótulo das embalagens, verificando a quantidade de sódio presente. Ranking dos alimentos que possuem maior concentração de sódio.




Denise de Oliveira Resende, gerente-geral de alimentos da Anvisa, destaca que várias amostras de um mesmo produto apresentam teores diferentes de sódio, como o queijo parmesão: a diferença entre produtos chega a ser de 13,7 vezes. "Daí a importância de a população checar nos rótulos a composição”.





Referências:



Comentários