Transtorno Afetivo Sazonal ou Depressão de Inverno, já ouviu falar disso?


sad winter Eu sou suspeita em falar, por que eu simplesmente AMO o inverno, mas eu sei que uma grande maioria não gosta, e por isso resolvi entender o por quê?


O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) ou Depressão de inverno, como costuma ser conhecida é uma forma de depressão que, como o próprio nome diz, ocorre principalmente durante o outono e o inverno, onde a falta de luz solar pode tornar as pessoas mais vulneráveis a flutuações normais de humor. Esse tipo de depressão é mais forte em países onde o inverno é mais rigoroso e os dias mais escuros e se caracteriza por alterações no humor e diminuição de energia.

Muitas pessoas apresentam, em grau maior ou menor, alterações do sono, apetite, energia e humor ligadas às estações do ano ou à luminosidade do dia. Algumas apresentam mudanças ("Winter Blues") que incomodam, mas que não chegam a justificar a procura de um médico. Outras sofrem da Depressão Sazonal, cujos sintomas podem precisar tratamento.

Sintomas Típicos:

*        Dormem por mais horas por dia no inverno, mas mesmo assim continuam cansadas e tem dificuldade acordar de manhã.

*        Aumento de apetite, vontade de comer carboidratos, Chocolate e "Junk food".

*        Mudanças na energia e motivação: dificuldade de concentração, execução de tarefas rotineiras, fadiga, isolamento social e diminuição do impulso sexual.

*        Mudanças no humor: irritabilidade, apatia, baixa auto estima, sensação de depressão.

*        Piora da Tensão Pré-Menstrual.

Sintomas Atípicos:

*        Despertar cedo demais pela manhã, ou insônia e intranqüilidade.

*        Diminuição de apetite e perda de peso.


            Para tratar qualquer tipo de depressão, a atividade física é sempre um ótimo aliado. Além disso, manter uma vida ativa, com rotinas saudáveis, reduzem a pré-disposição de qualquer doença sejam elas psicológicas, ou físicas. Como outras formas de depressão, o principal tratamento é medicamentoso, mas muitas pessoas sentem melhora tão grande com a Fototerapia que podem dispensar ou diminuir a dose dos antidepressivos.



Partiu correr?





REFERÊNCIAS:

Kerr-Corrêa, Florence; Souza, Lucijane B; Calil, Helena Maria. Doenças afetivas e sazonalidade no Brasil. Fonte: Rev. ABP-APAL;17(3):122-6, jul.-set. 1995. tab.



Comentários