Cuide da sua saúde, ela vale TUDO.



Faça atividade física, se ame, e principalmente cuide da sua saúde, ela vale TUDO.



OBESIDADE



            A obesidade é uma doença multifatorial. Os obesos podem ser divididos em três categorias: os que têm o fator genético, os que cometem exageros e os pacientes que são compulsivos. Há comportamentos comuns aos três tipos de pacientes que fazem com que eles ganhem peso e/ou não consigam emagrecer.

            O psiquiatra Daniel Barros explica que não adianta brigar com quem está obeso. "Bronca, crítica, humilhação, tiração de sarro não ajuda ninguém a emagrecer. O que ajuda é trabalhar junto."




FUJA DO PENSAMENTO GORDO:


  
       Identificando, mediando e questionando esses pensamentos, eles serão substituídos por outros mais lógicos, que vão gerar comportamentos mais adaptativos. Se você não se sente culpado por ter comido um pedaço de bolo, passa a compreender que isso não é o caos e pode evitar o ataque de comer.


            A sensação de falta de controle leva à culpa. A culpa gera ansiedade. A ansiedade leva à comida, que leva à sensação de falta de controle, que mais uma vez leva à culpa, etc. Mas este ciclo pode e deve ser interrompido questionando-se sua origem: as formas errôneas de avaliar a realidade! No começo do “desmanche” desse comportamento, preocupe-se com o processo, não com o resultado. Este virá como consequência. Erros deverão ser vistos como oportunidade de aprendizado, não como fracassos. 







DICAS PARA INICIAR UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR:


  • Fazer as refeições e lanches em horários definidos todos os dias, evita beliscos e o comer a qualquer momento;
  • O hábito de comer assistindo televisão, ler uma revista, falar ao telefone, entre outras atividades, pode distraí-lo(a) e você não perceberá o quanto está comendo. Além do mais, toda vez que se sentar para ver televisão, por exemplo, você se lembrará da comida;
  • Mantenha-se longe de alimentos “tentadores”. Não compre, ou esconda alimentos que sejam ricos em calorias. Lembre-se: longe dos olhos, longe da boca! Não faça compras com o estômago vazio. É mais fácil comprar compulsivamente quando está com fome. Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que precisa e compre somente o que estiver nela;
  • Procure um profissional da área.


    REFERÊNCIAS:
    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/01/cabeca-de-gordo-ou-de-magro-forma-de-ver-comida-ajuda-emagrecer.html
    http://www.suacorrida.com.br/sua-mente/pensamento-magro-x-pensamento-gordo/
    http://www2.uol.com.br/vyaestelar/reeducacao_alimentar.htm

Comentários