Como viver mais e melhor




Bom dia terça-feira!


Tem havido um verdadeiro modismo das "doenças herdadas pelo DNA", além de uma certa paranoia do tipo "evitar todas as doenças". E há ainda uma sensação de que deve haver remédio para tudo, levando a uma falsa ideia de longevidade, em que só passamos mais anos doentes, em tratamentos infindáveis e sem esperanças de cura.



Viver de forma saudável pode começar pela eliminação dessas preocupações e desses enganos tipicamente "de época", que quase sempre são criados por intervenções de mídias com pouca sabedoria. Mas, eliminados os autoenganos, a busca do bem viver pode prosseguir pela adoção de práticas de vida mais realistas.




 

  • 5 fatores que podem prolongar a vida e a qualidade de vida de uma pessoa:






  1. Aproveite os benefícios dos exercícios – A pressão do cotidiano pode deixar uma pessoa com a sensação de que não há muito tempo para exercícios. As atividades físicas ajudam a manter o coração mais saudável, reduzindo o risco de vários problemas cardiovasculares, incluindo a pressão arterial alta e doenças cardíacas. Além disso, manter-se fisicamente ativo pode reforçar a saúde mental e ajudar a gerenciar o estresse, a ansiedade e também a depressão.



  1. Cuide da saúde óssea – Durante a infância nossos ossos são fortes e, caso se quebrem, normalmente se recuperam com facilidade. Mas, à medida que vamos envelhecendo, este processo fica mais lento e as articulações podem ficar mais frágeis. A perda de densidade óssea começa a partir da meia-idade, seguindo o processo normal de envelhecimento.
  2. Mantenha-se socialmente ativo – A amizade é importante para a felicidade. Estudos sobre a solidão indicam que o isolamento social está associado a uma taxa mais alta de mortalidade entre idosos e que a solidão é um "assassino oculto" para os idosos.



  1. Tenha uma dieta saudável – Uma boa dieta é algo básico para se ter uma boa saúde e evitar certos tipos de comidas e bebidas pode ajudar a prolongar a vida.



  1. O abuso crônico de bebidas alcoólicas é uma das principais causas de doenças do fígado. E não se pode esquecer do cigarro. São muitos os estudos que alertam para o perigo para a saúde, pois fumar aumenta o risco de desenvolver cerca de 50 doenças graves.


Referências:

Carvalho, Yara M. de. O mito atividade fisica/saúde. Biblioteca Digital da UNICAMP

Matsudo, Sandra Mahecha; Matdsudo, Victor Rodrigues; Araújo, Timóteo; Andrade, Douglas; Andrade, Erinaldo; Oliveira, luis; Braggion, Glaucia. Nível de atividade física da populaçäo do Estado de Säo Paulo: análise de acordo com o gênero, idade, nível socioeconômico, distribuiçäo geográfica e de conhecimento. Rev. bras. ciênc. mov;10(4):41-50, out. 2002. tab, graf.

Comentários