Vocês perceberam que eu adoro a liberação de endorfina? Talvez seja por que sou viciada nela, hehe.
Pra entenderem bem o que é ela vou explicar para vocês:
● Endorfina é liberada pelo cérebro. Endo=dentro, fina=vem do nome morFINA , sendo uma "morfina" natural que gera bem-estar mental após uma caminhada, natação, bike, sexo, etc.
● Serotonina é fabricada tanto no cérebro quanto no intestino, é um neurotransmissor importante que está envolvido no humor, sono, apetite, agressividade, sexo e ansiedade.
● Adrenalina é liberada pelas glândulas suprarrenais(ficam acima dos rins), servem para situações de estresse, esforços físicos, estimula o coração e relaxa alguns músculos e contrai outros.
● Cortisol é um hormônio do estresse, liberado também pela suprarrenal e serve para subir a glicose no sangue em situações de perigo e ansiedade, aumenta a pressão arterial e ajuda o sistema imunológico a atacar germes invasores.É um hormônio que precisamos ter, mas não em excesso.
Então o cérebro não “fabrica” essas 4 substâncias, é um conjunto de reações químicas.
Voltando para a endorfina, em atividade físicas de longa duração, contribuem significantemente na redução de estresse, ansiedade, humor e diminuição da percepção da dor.
Se você perguntar para mim o que eu sinto durante a corrida, vou te responder rapidamente, alegria, uma alegria infinita. E isso o que quer dizer, estou endorfinada, querendo correr pelo mundo a fora. Mas isso não é só exclusividade minha ou de quem corre, outras atividades física causam isso.
Existem muitos estudos em relação a isso, uns que defendem, assim como eu, outros dizem que não é uma produção significativa. Porém o aumento dos níveis de euforia e bem-estar em atletas ou em pessoas bem condicionadas, foi observando, e também os níveis de depressão, ansiedade, etc., nos atletas são menores que num individúo sedentário. E esses resultados são importantes no tratamento de pacientes com dores crônicas, uma vez que os opióides são liberados de áreas cerebrais que também estão envolvidas na supressão da dor.
Neste sentido, atividades esportivas de longa duração podem contribuir de forma significante na redução do estresse, ansiedade, melhora do humor e diminuição da percepção da dor.
Viu, vai em frente e mantenha o foco.
Beso, e boa corrida.
Comentários
Postar um comentário