Joelho, joelhinho, joelhão.


             Todo mundo um dia já sentiu ou vai sentir dores no joelhos, pelo menos pessoas que praticam atividade física. As dores aparecem por vários motivos, desde excesso de atividade física ou até uma patologia genética mesmo. Mas é possível evitar essas lesões, cuidando dessa articulação que é tão preciosa para que corre, e pra quem não corre também.

                 Quem corre sabe o quanto doe um joelho, ou já percebeu como dói, essa sobrecarga se dá na região entre a patela e o fêmur. Essa dor acontece por alguns motivos, entre eles:

1.   Desalinhamento do joelho: Pode acontecer durante a corrida quando os pontos de contato se desencontram e aumenta a pressão na estrutura, e principalmente quando a musculatura lateral da coxa (músculo glúteo médio), é falha ou está enfraquecido. O joelho valgo, pode ser um causador dessa dor, por conta de uma inflamação dos tendões dos músculos da região, o Pata de Ganso (músculos semitendinoso, grácil e sartório);

2.   Falha no amortecimento de impacto: Quando corremos aumentamos o impacto em 3 vezes o nosso peso, e ao encostar no chão nossos músculos amortecem esse impacto. Como o joelho flexiona 40° , contraindo a musculatura do quadríceps. Se nossa coordenação falha, dobramos mais do que é necessário, aumenta a pressão do fêmur, resultado: dor ao longo da competição.

3.   Desalinhamento do pé;

4.   Treinos exagerados;

                   Para prevenir é simples, fortaleça o quadríceps e glúteos, cuide da postura (omo se existisse uma linha imaginária que te levantasse para cima pela cabeça), aplique 20 minutinhos de gelo(apos treino, se tiver dor).

                    Oukey, minhas atletas?
                    Beso.




Comentários