Cafeína, ela tem a força!


                                   Eu tinha lido já na funpage da Penélope Nova, Acredita, Bonita., (vale a pena dar uma bisbilhotada) que o café era bom e tudo mais, e como volta e meia eu estou com café em cima da minha mesa, sou uma amante de cafeína, resolvi ler mais sobre.
Realmente café é vida, hehehe. A cafeína melhora a tolerância ao exercício prolongado, quem corre adora um café. Ele aumenta a mobilização da gordura durante a atividade física, reservando assim os estoques de glicogênio muscular.

                                      Nosso mecanismo de alerta, que está ligado na produção de dopamina, que é um neurotransmissor responsável pela ativação de áreas do cérebro relacionadas à atenção, quando recebe a cafeína, que é uma substância encontrada em certas plantas, e para o nosso consumo está no chocolate (amei), guaraná, chá-mate, cacau em pó, cola, e no próprio café. O efeito é estimular, pois ela possui uma propriedade em sua substância, que atua no sistema nervoso central gerando o estado de alerta.

                Fisiologicamente falando da cafeína, ela não é apenas um estimulante do sistema nervoso, mas em excesso aumenta os batimentos cardíacos, podem inclusive causar arritmia cardíaca. 
                   Ela também pode melhorar o desempenho físico, por ter efeito erogênico. Já viu os amantes de musculação falar em termogênico, então, ele tem cafeína, ajuda acelerar o metabolismo e queimar aquelas “gordurinhas”, sacou? Mas o benefício maior está em aumentar o estado de atenção do atleta.
                      


                             Por conta disso, a cafeína tem sido controlada no antidoping. Hoje o uso da cafeína é liberado, mas até uns anos atrás o seu consumo ultrapassava um valor crítico, e como ela tem efeito diretamente no metabolismo, era encontrado na urina, era doping. Apesar de ainda ser utilizada pelos atletas, existe uma preocupação maior com o consumo excessivo. Até por que existem estudos que comprovam que de 300 miligramas a 600 miligramas é o suficiente para garantir a efetividade da dose, aproveitar a melhora de desempenho que ela dá, sem prejudicar o corpo, allright?

                  Classificado com suplemento nutricional, (lembra que falei dos amantes de musculação?) com o consumo mais controlado, sempre existe os que exageram na dose, e em alguns casos existe contraindicação para cardiopatas e hipertensos. Sabe-se que p café tem 70 a 100 miligramas e uma lata de energético 80 miligramas.
                                 Pra não errar, procure uma nutri, um personal e SEMPRE cuide-se.
            
                                  Let’s go run. Beso.



Comentários