Como vai esse coraçãozinho?


         Vamos falar de corrida? E quem sabe falar de coração?

         Já ouviu falar em Prolapso Mitral? Você deve estar se perguntando: 
        “Quiissu jovem?” o.O

       Prolapso Mitral nada mais é que uma cardiopatia. Há quem diga que é uma doença psicológica. Mas veja bem, a válvula mitral é que direciona o sangue da parte superior  (átrio esquerdo) do coração para parte inferior (ventrículo esquerdo), e ainda as liga. Sabe o chapéu do Papa? Então, ela se parece com ele, com a espessura de uma folha de papel, pensa... É bem fininha, neah!? E ainda tem dois folhetos, como é chamado, parecendo mãozinhas que abrem e fecham permitindo a passagem do sangue. Quem tem prolapso, essas válvulas funcionam de modo diferente, não fecham completamente. E para variar nas mulheres é mais comum, nas mais altas e magras, que transmitem geneticamente essa alteração aos filhos.

          Mas fiquem tranquilas minhas corredoras preferidas, para a maioria dos portadores (97%) não correm risco, e o restante, (os outros 3%) sentem  leves dores no peito e palpitações variadas, desde as leves até mais sérias. Claro que para os portadores, o estado emocional está diretamente ligado os sintomas provocados pelo prolapso mitral. Em alguns casos, minhas esportistas, pode ter alterações do ritmo cardíaco e sopro.

            O acompanhamento médico é sempre importante, até para uma pessoa que não tenha essa cardiopatia, porém nesse caso, não se sabe que é necessária o uso de medicação, apenas os que apresentam arritmias devem tomar medicações cardiológicas, com bons resultados. Com o passar dos anos, pode ser que seja necessário cirurgia, para corrigir esse pequeno defeitinho de fábrica, mas o sucesso nesse processo é alto. Não é mais como era uma vez, hoje em dia a doença não é mais um bixo de 7 cabeças, é mais comum em mulheres? É, mas nada grave e o tratamento depende das lesões cardíacas encontradas.

           Bora correr?
           Beso.


Comentários