É péssimo quando no meio do caminho encontramos um morro que ao nosso primeiro olhar parece que vai nos levar para o céu. Sim, essa é a sensação que eu tenho quando vejo pequenos morros, que parecem ser mega inclinados, mas descobri que correr em subidas tem muitas vantagens. Isso por que exigimos mais da musculatura subindo os morros, o impacto diminui por que a passada fica mais curta e a distância do solo e do pé fica menor.
“(...) mas fazem a gente se sentir como se tivesse levado uma pancada dos Pássaros do Trovão.” [Terra – São Paulo]
“Isso se traduz num impulso energético por parte dos tendões bem menor do que o obtido quando você corre em superfície plana.” [Vita, Paul De. Doutor em biomecânica da East Carolina University (EUA).]
Quando treinamos em subidas, fazemos com que o corpo adapta-se aos esforços, deixando-o mais forte. Mesmo sabendo dos benefícios, é difícil correr em subidas, mas se você começar devagar e ir condicionando muito mais o seu cérebro do o próprio corpo, vai ficando mais fácil. E é claro, cuidado com a temperatura, correr subindo morro é bem mais fácil numa temperatura agradável do que abaixo de 40°c, não acham?
Lembrem-se, todo começo requer um esforço maior, e isso quer dizer que, o aquecimento e alongamento no final, tornam-se fundamental mesmo que você mude o estilo de treino, por que é no aquecimento que preparamos o corpo para a intensidade do exercício. Vale lembrar que correr em grupo também é mais fácil, até mesmo em subidas, acaba ficando divertido, por se você elaborar um treino com níveis diferentes no mesmo grupo, faz com que vocês tentem se acompanhar.
E claro, correr em aclives, não quer dizer sempre p mesmo, varie, troque, mude a intensidade e a velocidade, pra que o treino fique sempre interessante.
“O truque é tornar o treino agradável." Bole um novo percurso com diferentes subidas (se você vive sem um parque por perto, procure subidas artificiais, como passarelas ou rampas de estacionamento). De acordo com Collins, você obterá os mesmos benefícios. "E é o mais próximo do que você vai encontrar numa prova". [Liam Collins, treinador assistente de pista e cross-country na Academia Militar norte-americana de West Point]
Bom dia, e boa corrida. Beijos.

Comentários
Postar um comentário