Teste de esforço

Depois de começar a correr, sempre queremos mais, e mais, de 5km passamos para 10km, de 10 para 15, e quando percebemos já queremos correr ultramaratona. Porém, é necessário estar verificando, testando a nossa capacidade máxima.
Pra que serve o teste de esforço? Para perceber a sua capacidade máxima de consumo de oxigênio, ou seja, até aonde você possa ir sem ter um grande desconforto.
Hill foi o primeiro cientista a medir o consumo de oxigênio (o seu próprio), enquanto corria. O que ele percebeu foi que quando corria a 16 km/h seu consumo de oxigênio era mais alto que em todas as velocidades menores, e pela sua sensação de desconforto parecia não haver nada além disso.[ BELTRAMI, Fernando. Para que servem os testes de esforço. Revista Contra-Relógio, Edição 192 - SETEMBRO 2009]”
Além disso podemos garantir que o treino esteja adequado à cada pessoa que o realiza. Testar o esforço não quer dizer apenas que você garante um bom treino ou não, mas também tem aquele gosto de superação, de: “Poxa, eu não imaginava que corria tanto”. É manter você dentro do seu objetivo, sem vontade de desistir, mesmo que os dias estejam muito frios, que você tenha vontade de ficar na cama, ou ir pra casa mais cedo e deitar d’baixo das cobertas.
O teste serve, e é muito usado também, para diagnosticar alguma falha no coração. Alguns médicos chamam de teste de esteira, que os pacientes não chegam a correm no limite, claro, mas que eles caminham até uma velocidade mais intensa, pra que no cansaço seja possível perceber tais falhas.
                                         
E o que vocês acham de fazer um teste de esforço? Estão pronto? Let’s GO!
Bom dia e boa corrida. Beijos.

Comentários

  1. Olá Lua!
    Todo atleta conhece seus limites e também querem superá-los. [sorrrio]
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

    Convido para que leia e comente “O CHUPA CANAS” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei por lá e deixei meu comentário, obrigada pela visita. ;)

      Excluir

Postar um comentário