Seu estomago ronca alto?

Eu tenho perguntas meio estranhas às vezes, curiosidade que me fazem ser meio exótica, pra não dizer outra coisa, hahaha. Mas eu fiquei muito intrigada em saber por que minha barriga ronca tanto quando eu tenho fome, como nunca perguntei isso na escola, resolvi pesquisar via internet mesmo. Vai dizer, você nunca pensaram nisso?
E só para vocês saberem, eu achei uma explicação... Segundo Antônio Frederico Magalhães, gastroenterologista, da Faculdade de Medicina da Unicamp, em São Paulo, explica que a mistura de ar e líquido existente dentro do estômago provoca o barulho por causa de uma movimentação que ocorre em pequenos intervalos de tempo.
Bom, quando estamos em jejum, nosso organismo percebe a falta de alimento, então o estômago começa a produzir mais ácido e pepsina* que estimula as contrações musculares, chamadas de peristaltismo.
"Estas contrações provocadas pelos movimentos peristálticos chacoalham o líquido e o ar, formando o ruído estranho, quando atravessa o abdômen. São contrações fisiológicas e naturais que não significam que estamos doentes". [MAGALJÃES, Antônio Frederico. gastroenterologista, da Faculdade de Medicina da Unicamp, em São Paulo]
                Mas, não são todas as pessoas que produzem esse barulho, não no meu caso, por que eu estômago não ronca ele grita. Isso pode variar conforme o indivíduo e também conforme a alimentação, exatamente, se você tem uma alimentação saudável, seu estômago ronca menos, até por isso precisamos cuidar da alimentação.
                 "Quem tem uma alimentação mais adequada não produz o ruído com tanta regularidade" [MAGALHÃES]
*A pepsina, enzima mais potente do suco gástrico, é secretada na forma de pepsinogênio. Como este é inativo, não digere as células que o produzem. Por ação do ácido cloródrico, o pepsinogênio, ao ser lançado na luz do estômago, transforma-se em pepsina, enzima que catalisa a digestão de proteínas. [http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp]
 Bom dia, boa semana e ótima corrida, mesmo com cerração. :D
                                              

Comentários