Bom Dia meu queridos, como passaram o final de semana? Pensaram que eu tinha sumido do blog não é? Mas eu tive muitos compromisso nesse final de semana, e fiquei ausente por aqui. Bem, hoje vamos falar no que interessa: CORRIDA. Espero que gostem, e me façam feliz deixe um comentário... Hahahaha.
Você certamente já ouviu dizer: “Fulana começou a correr e emagreceu muito”. O que não quer dizer nada, sabe por quê? Porque correr não é garantia de comer muito, claro que quem correr come, mas comer em excesso, ou seja, consumir bem mais que gasta, não vai te emagrecer, muito pelo contrário, vai é te engordar.
Quer saber como você calcula quanto gasta durante a corrida, pra não boicotar o teu treino? É simples. Faça seu peso x km percorrido = calorias gastas, então: 80kg x 5km = 400 kg/cal, fácil né [Fonte: Revista Contra-Relógio, Edição 213 - JUNHO 2011]. Sabe-se que uma pessoa gasta em média de 2000kg/cal a 2200 kg/cal por dia, se você correr todos os dias, o que não é aconselhável (vou falar sobre isso mais adiante), você precisará de 400kg/cal a mais, porém se o objetivo é emagrecer, não consuma o que você gastou, apenas mantenha a sua dieta normal, sem aumento calórico. O que pode ser melhorado é a qualidade da sua alimentação, isso ok, de repente optar por alimentos mais saudáveis e que deem mais sensação de saciedade por mais tempo, e claro procurar uma nutricionista, o mais correto nesses casos. Professor de Educação Física não é Nutricionista, a não ser que tenha uma especialização nisso , como o Marcio Atala, ahahaha. “Há uma tendência de se considerar a prática da corrida, especialmente a de longa distância, como uma quase certeza de que se irá emagrecer, ou, visto de outra forma, de que o praticante pode comer à vontade que não engordará. Não é bem assim. O que vale é o balanço calórico negativo (gastar mais calorias do que ingerir)”. [MORAES, Luiz Carlos. Corrida não é garantia de emagrecimento rápido. Revista Contra-Relógio, Edição 213 - JUNHO 2011].
Aumentar o quantidade do percurso ajuda também a aumentar o gasto calórico, mas não saia correndo feito doido, procure aumentar aos poucos, isso faz com que você não sinta tanta fome, e sem contar que com o aumento da corrida, a tendência é ter perda de massa magra em função da dieta, por isso que sempre falo, pilates ou musculação ajudam muito pra não ter tanta perda, e sem contar que acelerando o seu metabolismo o processo de perda de peso acelera junto.
É tudo um conjunto meus queridos, não existe milagre, existe persistência. Eu falo sempre isso: Lipospiração também dói, e ainda por cima nem te dá condicionamento físico e muito menos tônus. Mantenham o objetivo sempre.

Comentários
Postar um comentário