Já falei aqui no blog que a maioria das lesões de pés e pernas está diretamente ligado ao calçado escolhido pelo corredor, porém o percurso pode ajudar muito durante a prática, por exemplo, evitar pisos duros como concreto e asfalto, e sempre lembrando que um bom tênis ajuda a absorver o impacto.
Portanto quando for correr procure uma zona residencial, fica mais fácil manter a concentração durante a corrida. Por incrível que pareça, áreas com grandes edifícios geram muita corrente e isso faz com que gastemos mais energia, evite. Bem como semáforos, carros e muitos pedestres. Curvas, cuidado. Melhor estar certo do percurso que irá fazer, traçar o trajeto é uma boa forma de colocar um inicio e fim de treino.
Cuidado com os caninos, eles são lindos e atraentes, mas podem ser perigosos. Locais muito afastados também podem ser ruins, caso aconteça algum imprevisto, encontrar ajuda ficam mais difícil.
Correr em superfícies planas é mais fácil, por isso evite manter o ritmo quando for correr em terrenos montanhosos, usamos mais oxigênio e exigimos muito mais da musculatura nesse caso. O clima também é importante, nem todo lugar tem as condições necessárias pra correr, o ideal é de 10°c e sem vento, mas caso isso não seja possível, use o seu bom sendo. É claro que,quando estiver muito frio, utilize roupas adequadas, pra que você não congele as extremidades, o vento e o frio podem causar isso. Assim como correr na chuva, é preciso chegar em casa e trocar de roupas, tomar um banho quente ajudar a manter a saúde.
Cuidado com o excesso de transpiração, pode causar desidratação, por isso atente para as roupas. Assim como quando estiver muito quente, roupas leves nesse caso são muito importantes, alguns especialistas indicam temperaturas no máximo de 29°c. Cubra a cabeça pra se proteger do sol, ainda mais se você for iniciante, ou padecer de algum problema cardíaco, ou estiver acima do peso ou passou dos 40 anos.
As altas temperaturas provocam uma queda na pressão arterial, ou até esgotamento, preste muita atenção no seu corpo, pois ele avisa quando está no limite, por tanto qualquer coisa anormal pare o treino e busque lugar fresco, com sombra, e tome água, o esgotamento tem essas características. Caso continue assim, procure um médico. É importante lembrar que o corpo leva duas semanas pra se adaptar ao calor, vá com calma o corpo fala quando está pronto pra correr.
Correr contra o vento, aumenta o consumo de oxigênio, por tanto corra em menor velocidade, até por que, contra o vento fica mais difícil de manter a velocidade. Já a chuva, não é um grande obstáculo, a não ser que você não goste de ficar ensopado, roupas impermeáveis ajudam nesse caso.
Agora com tudo isso, escolha o seu tênis, o local, a roupa, e com uma compania tudo fica mais fácil.

Bom dia, bom final de semana e ótima corrida. Beijos
Comentários
Postar um comentário