220 – idade, já foi.

                Claro que, você deve estar pensando: “A Luana enlouqueceu ao falar isso”, eu sei, normalmente eu tenho ideias doidas, mas elas funcionam acreditem.
“Mais importante que ficar atento e procurar não passar de determinada FC, durante um treino ou competição, é que ela caia significativamente logo após o exercício. E esqueçam a ultrapassada fórmula 220 – idade.” [MORAES, Luiz Carlos de. Edição 215 - AGOSTO 2011]
                Você é hipertenso, não te colocaria correr 5 km num dia só, ou te colocaria numa aula de jump avançado, começaria aos poucos, do inicio, pra ser mais exata. Mas e o inicio é aonde? Primeiro, o médico, sem um atestado médico indicando uma atividade física e com a frequência máxima que você pode atingir, e para isso é necessário um teste de esteira, não faria nem um tipo de treino pra você.
                Existem estudo que comprovam que FCM – idade já está ultrapassada.
Os fisiologistas do Colorado, encabeçados pelos médicos Douglas Seals e Hirofumi Tanaka, avaliaram 18.700 pessoas para sugerir uma nova fórmula, que é a seguinte: FCMAX: 208 - IDADE X 0,7” [MORAES, Luiz Carlos de. Edição 215 - AGOSTO 2011]
                E vai dizer que não é bom sentir aquela sensação de missão cumprida, depois de você pensar no meio da corrida: “Porque é que eu fui inventar isso?”, e isso é uma regra, ninguém começa a correr amando a corrida, muito pelo contrário, acha muito legal mas sempre acham que não vão conseguir, e esse pensamento derrotista costuma vencer, que eu diria que a preguiça costuma vencer. Mas depois de dado o primeiro passo pra corrida, a endorfina vicia, e ficar sem correr se torna uma tortura, eu sei bem do que eu estou falando.
                Muitas vezes ficamos ligados em não subir a frequência, que deixamos de dar o nosso máximo correndo, aí quando chega na época das competições, vimos várias pessoas dando o sangue, e morrendo no final. Lembre-se, não faça nada além daquilo que você realmente pode, até por que você precisa estar legal no outro dia, você treina mais que uma vez por semana. E treinar mais que uma vez por semana é importante, tão importante quanto não correr todos os dias.
Com o tempo, seu coração e pulmão vão ganhado condicionamento físico, ou seja, durante a atividade física, você vai consumir mais oxigênio, consequentemente sua frequência de repouso aumenta. Isso quer dizer que você é um individuo treinado, e que tem mais resistência do que as pessoas que não fazem atividade física, ou fazem atividade física menos intensa.
                Então meus queridos, esqueçam o 220, coloque um tênis (de qualidade, vou falar sobre isso), uma roupa confortável, um bom treino e se joga na corridaaaaaaaaa!



Comentários