Atividade física. Onde buscamos motivação.




Quando intrinsecamente motivado, o sujeito ingressa na atividade por vontade própria, diga-se, pelo prazer e satisfação do processo de conhecê-la, explorá-la, aprofundá-la. Comportamentos intrinsecamente motivados são comumente associados com bem estar psicológico, interesse, alegria e persistência (RYAN & DECI, 2000b).
Já a motivação extrínseca, segundo RYAN e DECI (2000a), ocorre quando uma atividade é efetuada com outro objetivo que não o inerente à própria pessoa.
Este trabalho permitiu verificar e avaliar os fatores motivacionais de 300 praticantes em academias de ginástica, de ambos os sexos, com idades variando de 18 a 65 anos, de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. A partir dos cuidados procedurais, éticos e metodológicos, os resultados indicam que a dimensão Saúde é a mais motivante para os praticantes, entre o grupo jovem adulto e meia-idade quando controlada a variável sexo e grupo de idades.




Quanto à dimensão Sociabilidade, Competitividade e Prazer, da mesma forma, os adolescentes despertaram maior motivação para essas dimensões quando comparados aos outros grupos de idade.
Medidas de motivação ao exercício são particularmente interessantes quando utilizadas dentro de um contexto maior, ou seja, quando esses profissionais se interessam em ajudar as pessoas na preparação de uma vida integral.



 
Referências:
 
Motivação à prática regular de atividade física: um estudo exploratório com praticantes em academias de ginástica. BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide e CAPOZZOLI, Carla Josefa. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.22, n.1, p.63-80, jan./mar. 2008
 

Comentários